DVDs - Submarino.com.br

domingo, 1 de julho de 2012

FESTIVAL DE FÉRIAS - O CASTELO ANIMADO

Você já não aguenta mais a mais a metralhadora de piadas e referências e os personagens hiperativos que compõem a maioria das animações atuais? O traço perfeitinho e as cores fortes também não te impressionam mais? Prepare-se, a temporada de desenhos quase idênticos nos cinemas está aberta, mas você pode fazer um programa diferente em casa mesmo alugando ou comprando O Castelo Animado (2004), mais um trabalho sofisticado, inteligente e ao mesmo tempo de uma simplicidade ímpar de Hayao Miyazaki, o responsável pelo também aclamado A Viagem de Chihiro. Aliás, ambos os filmes guardam semelhanças visuais inegáveis, mas isso não é um problema. É sempre um prazer acompanhar uma bela narrativa contada através de imagens de encher os olhos e personagens fantásticos que diferem totalmente do maçante estilo de animação que impera atualmente. Não que tais produtos sejam ruins, pelo contrário, existem vários primorosos, mais já chegamos a um ponto que até os temas se repetem ou alguém já se esqueceu da coqueluche que foram os desenhos cuja ambientação era o fundo do mar? Para não puxar a sardinha totalmente para o lado oriental do assunto, é preciso destacar que o filme aqui indicado guarda semelhanças com o enredo de A Bela e a Fera que apesar de ser um clássico literário teve sua fama imortalizada pela Disney.
A história baseada no romance de fantasia da escritora britânica Diana Wynne Jones gira em torno de Sophie, uma jovem reclusa que trabalha na chapelaria da família e que um dia é amaldiçoada por uma cliente sendo transformada em uma senhora idosa. Na realidade, Arechi é uma bruxa ciumenta que um dia viu a moça na companhia do feiticeiro Howl e ficou com raiva, mas o encontro entre eles foi acidental. Sophie nunca foi vaidosa, mas se envergonha de sua aparência e decide ir embora da cidade em busca do mágico, o único que poderia livrá-la da maldição. No campo ela encontra algo inusitado: um estranho castelo que caminha livremente. Aceita no local repleto de engenhocas e bugigangas pela bondade do garoto Marko e um pouco a contragosto pelo demônio do fogo Calcifer, ela fica sabendo que é lá mesmo que o feiticeiro vive, mas pouco tempo passa por lá. Não demora muito e ela percebe que todos que cercam o mágico estão sob o efeito de um tipo de maldição e assim ela decide ajudar não só a si mesma, mas a todos os seus novos amigos, incluindo o Cabeça de Nabo, um espantalho que a seguia desde a saída da cidade. Por fim, Sophie pela primeira vez se sente útil e amada de verdade e sua presença torna-se essencial para manter o castelo em andamento e seus habitantes vivos. Miyazaki então dá asas à imaginação e cria imagens belíssimas e diálogos tocantes entre personagens fantásticos, sendo que a protagonista e o homem por quem ela se apaixona vivem uma situação, como já dito, bem ao estilo do romance entre Bela e a temida Fera. No caso, ambos buscam refúgio no castelo para esconderem suas aparências, mas Howl enxerga na velhota a beleza de sua juventude roubada.

Como pano de fundo deste romance dramático, temos uma crítica às guerras, um ponto que é relevante, mas que não se torna compreensível a todos. Muitos podem não entender o porquê de haver um conflito entre feiticeiros e espécies de máquinas destruidoras, com direito a uma cena marcante devido as cores escuras que destoam do aspecto aquarelado e alegre do restante da produção. Howl se esconde no castelo justamente para fugir da obrigação de lutar em algo que no fundo não leva a nada, apenas a mais violência. Apesar de a narrativa ter contornos de melodrama, praticamente do início ao fim é possível manter um sorriso nos lábios. Pode não ser uma expressão ocasionada por piadas, mas com certeza pela satisfação de acompanhar algo tão lúdico e envolvente ao mesmo tempo em que toca em alguns assuntos bem interessantes e atuais, além da guerra é claro. A preocupação com a própria imagem e aprender a lidar com as dificuldades são alguns deles. E tais temas são desenvolvidos através de personagens riquíssimos que não são perfeitos ou reféns de um arquétipo específico. A obra de Myiazaki não tem mocinhos ou vilões claramente definidos. Todos têm suas qualidades e defeitos, seu lado bom e também o questionável, mais um ponto que caracteriza este trabalho como uma animação para adultos disfarçada com elementos suficientes para entreter as crianças que podem perder o interesse a certa altura devido as duas horas de duração, mas vale a pena insistir.
Voltando a falar da ausência de maniqueísmo dos personagens, o diretor procura apresentá-los, até os mais fantasiosos, de maneira a mostrar a dualidade deles. Sophie aparentemente é uma moça indefesa e tímida, mas quando é amaldiçoada demonstra determinação, raiva, inveja, mas ao mesmo tempo ainda mantém sua doçura e compreensão, assim como qualquer ser humano que tem seus bons e maus momentos. Howl não é o par romântico estilo príncipe encantado. Ele se transforma em uma valente ave na hora dos combates e no restante do tempo é um ser que assume seu narcisismo exacerbado e afirma ser incapaz de amar. O ditado dos opostos se atraem cai como uma luva. A vaidade do homem contrastando com a auto-estima adquirida por Sophie diante de um amadurecimento forçado sem contar com os anos de experiência que deveria acumular antes de envelhecer. São tipos criados a dedo para Myiazaki explorar os limites das personalidades em busca do mínimo de sentimento amoroso que qualquer ser humano tenha. Até mesmo a feiticeira mostra seu lado mais fraco em determinado momento, assim como Calcifer que se alterna entre a sisudez e a compaixão mesmo não estando sob sua forma humana.

Além do texto primoroso e dos personagens bens construídos, embora nem todos cativantes como é o caso de Howl, esta obra serve para mostrar que a animação tradicional ainda pode e deve permanecer viva. Claro que existem cenas em que o uso do computador foi necessário, mas quase toda a produção foi desenhada e colorida quadro a quadro através do talento manual de animadores. Desta forma, cada sequência de O Castelo Animado parece um belo quadro e para quem pensa que os personagens são desenhados no estilo de animes convencionais está enganado, com exceção dos olhos grandes e que parecem lacrimejar a todo instante. Cada gesto, expressão e até mesmo os objetos cênicos e as paisagens foram estrategicamente pensados com algum significado emocional, crítico ou de personalidade. É óbvio que não é em uma única vez que podemos apreciar as “entrelinhas” desta obra-prima, já que certamente qualquer um se sentiria anestesiado com tanta fantasia e beleza, mas o fato de querer experimentar esta experiência única já é um grande passo. Dificilmente alguém resistiria a um repeteco ainda nestas férias.

Um comentário:

Luís disse...

Olha, não conhecia esse filme, mas eu confesso que gosto de animações japonesas, então certamente essa entrará na minha lista de filmes para ver.

Você também pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...